“No entanto, o divulgador com letras maiúsculas em questões de saúde pública no Brasil nas últimas três décadas é, sem dúvida, o septuagenário Varella, que ainda tira as dúvidas dos telespectadores e dá conselhos sobre como evitar contagiar alguém ou contrair o coronavírus. Faz isso em todos os formatos imagináveis, incluindo vídeos, artigos de jornal, podcasts… Varella, que possui 2,7 milhões de inscritos no seu canal do YouTube e é famoso em todo o Brasil graças a uma seção fixa em um dos programas mais assistidos na TV Globo, o Fantástico, agora está focado no vírus. Embora este médico oncologista não tenha no início percebido a ameaça representada pela Covid-19, ele está há semanas tentando fazer com que pessoas idosas como ele se isolem para se proteger —além dos jovens, para não infectá-los—, e também se empenha em desmentir muitas notícias falsas em decorrência da pandemia.

Varella estreou no rádio com a epidemia da Aids —quando a doença causava pânico— e passou a abordar outras questões importantes, como a prevenção de gravidez na adolescência, a saúde mental ou a assistência médica nas prisões. Como se expressa de um jeito simples e tem a aparência de um venerável avô, muitos brasileiros o consideram alguém próximo, um sujeito em quem se pode confiar.

Em um país mergulhado em redes sociais infestadas de notícias falsas, com uma educação básica de baixa qualidade e um presidente que não está convencido do isolamento social —o principal instrumento que a ciência endossa para frear os contágios—, a missão dessa dupla de youtubers (Drauzio e Atila Iamarino) é árdua. O terreno das redes é vital no Brasil. Assim foi nas últimas eleições e vem sendo agora, com uma parte dos cidadãos atemorizados e a outra, incrédula. Mas são muitos os brasileiros, como tanta gente longe da Ásia, que começaram a prestar atenção ao perigo representado pelas epidemias.”

Trecho de conteúdo do El Pais Brasil, de ontem, 15.04.20

Antônio Drauzio Varella é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro. Formado pela Universidade de São Paulo, na qual foi aprovado em 2° lugar, é conhecido por popularizar a informação médica no Brasil, através de aparições em programas de rádio, TV e pela Internet, com um site e canal no Youtube. Wikipédia
Nascimento: 3 de maio de 1943 (idade 76 anos), São Paulo, São Paulo
Nome completo: Antônio Drauzio Varella
Cônjuge: Regina Braga (desde 1981)

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *